O Programa Terra Boa, mais conhecido como Troca-troca de milho, está disponível desde o dia 12 de junho. O Governo do Estado de Santa Catarina reduziu o volume de recursos este ano, a previsão é que o programa atenda 35 mil pequenos produtores.
O Terra Boa 2023 permite até cinco sacos de semente de milho por produtor que se enquadre no Pronaf. O tipo de nível tecnológico da semente define a proporção da troca, que ocorre com o produto da colheita.
Para participar, o produtor precisa ir até a Epagri do seu município e retirar a autorização do programa, e na sequência procurar a Loja Agrícola Cravil para escolher a semente de milho que melhor se enquadre na realidade da propriedade.
A Cravil conta com os melhores híbridos de milho, com as principais tecnologias do mercado seja para grão ou silagem.
Santa Catarina é um dos maiores importadores de milho do Brasil. São consumidos aproximadamente sete milhões de toneladas por ano para alimentação animal. Dessas, cinco milhões de toneladas são trazidas de outros estados e países, por isso um dos grandes objetivos do Terra Boa é incentivar a produção de grãos em Santa Catarina.