História

História

Conheça a história da Cravil

Em 1971, no dia 15 de maio, as cooperativas de Presidente Getúlio, Lontras, Rio do Oeste, Ituporanga e Pouso Redondo uniram suas forças para fundar a Cravil - Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí. Começou aí um projeto forte, marcado por grandes conquistas.

A cidade de Rio do Sul foi escolhida para a sede da Cravil, devido à sua localização geográfica. Atualmente, a cooperativa conta com 4 mil associados e uma estrutura preparada para atender o homem do meio rural em mais de 40 municípios. São 55 unidades, 37 lojas agrícolas e supermercados e 17 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite.

Em Ituporanga, Bom Retiro, Serra dos Índios, Petrolândia, Rio do Sul, Vidal Ramos, Palmeira e Santa Terezinha, a Cravil recebe a produção de soja e milho.

Nas unidades de Ascurra, Ilhota, Benedito Novo, Rio do Oeste, Mirim Doce, Rio do Sul e Pouso Redondo, a cooperativa recebe a produção de arroz.

Na unidade de Pouso Redondo, localiza-se a indústria de beneficiamento de arroz e na cidade de Aurora funciona a unidade de recebimento de leite da Cravil.

Na sede, em Rio do Sul, está instalada a unidade de beneficiamento de sementes da Cravil, a Fábrica de Ração da cooperativa, além do Centro de Distribuição, responsável pelo recebimento de mercadorias, armazenagem e distribuição, que abastece todas as Lojas Agrícolas e Supermercados da Cravil no Estado.

Em Trombudo Central, a Cravil está construindo uma unidade multifuncional com unidade de recebimento e industrialização de cereais, um centro de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas, uma fábrica de ração para linha Pet e o novo Polo Tecnológico da cooperativa.

É assim, um passo de cada vez, que a Cravil consolida o seu crescimento. Um crescimento que é feito por muitas mãos.

Cravil 50 anos. Uma história de confiança.

Missão

Promover o desenvolvimento econômico e social das famílias associadas.

Visão

Ser uma cooperativa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Valores

Comprometimento, Respeito, Competência, Lealdade, Comunicação.

Administração

A CRAVIL é administrada por um Conselho de Administração constituído por nove membros, todos associados e agricultores, com os cargos de Presidente, quatro vice-presidentes efetivos e quatro suplentes, eleitos pelos associados em assembléia geral.

O Conselho de Administração é subordinado a Assembléia Geral, a quem cabe as decisões macros da empresa. Conta com a assessoria de um Conselho Deliberativo composto por outros 16 associados, que partilham decisões estratégicas em especial, definem a política de investimentos.

O Presidente representa o Conselho na estrutura administrativa da Cooperativa, fazendo cumprir as decisões do Conselho.

A Cravil conta com a atuação do Quadro de Lideranças chamados Comitês Educativos Locais e Conselhos de Produção, eleitos em  Assembléia, com mandato de 2 (dois) anos. Somam-se neste trabalho, aproximadamente 300 líderes.

O quadro funcional da Cooperativa, contratado em regime de CLT, é responsável pelo planejamento e execução dos negócios, tendo como prioridade gerar lucro para a empresa e assim, remunerar os associados de acordo com a operacionalização de cada um.

O que é Cooperativismo?

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.