Em 1971, no dia 15 de maio, as cooperativas de Presidente Getúlio, Lontras, Rio do Oeste, Ituporanga e Pouso Redondo uniram suas forças para fundar a Cravil - Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí. Começou aí um projeto forte, marcado por grandes conquistas.
A cidade de Rio do Sul foi escolhida para a sede da Cravil, devido à sua localização geográfica. Atualmente, a cooperativa conta com 4 mil associados e uma estrutura preparada para atender o homem do meio rural em mais de 40 municípios. São 55 unidades, 37 lojas agrícolas e supermercados e 17 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite.
Em Ituporanga, Bom Retiro, Serra dos Índios, Petrolândia, Rio do Sul, Vidal Ramos, Palmeira e Santa Terezinha, a Cravil recebe a produção de soja e milho.
Nas unidades de Ascurra, Ilhota, Benedito Novo, Rio do Oeste, Mirim Doce, Rio do Sul e Pouso Redondo, a cooperativa recebe a produção de arroz.
Na unidade de Pouso Redondo, localiza-se a indústria de beneficiamento de arroz e na cidade de Aurora funciona a unidade de recebimento de leite da Cravil.
Na sede, em Rio do Sul, está instalada a unidade de beneficiamento de sementes da Cravil, a Fábrica de Ração da cooperativa, além do Centro de Distribuição, responsável pelo recebimento de mercadorias, armazenagem e distribuição, que abastece todas as Lojas Agrícolas e Supermercados da Cravil no Estado.
Em Trombudo Central, a Cravil está construindo uma unidade multifuncional com unidade de recebimento e industrialização de cereais, um centro de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas, uma fábrica de ração para linha Pet e o novo Polo Tecnológico da cooperativa.
É assim, um passo de cada vez, que a Cravil consolida o seu crescimento. Um crescimento que é feito por muitas mãos.
Cravil 50 anos. Uma história de confiança.