Compromisso Social levado a sério
A Cravil atua também em parceria para o desenvolvimento da sociedade, ações que objetivam a integração da família associada, bem como da comunidade onde a cooperativa está inserida. Projetos com crianças, jovens e adultos fazem parte do histórico da Cooperativa.
O Programa Cooperjovem, por exemplo, é um trabalho desenvolvido pela Cravil, em parceria com o Sescoop com alunos de escolas estaduais desde 2002. O objetivo é despertar e reforçar nos educadores alunos e comunidade escolar a consciência sobre a cooperação, ao mesmo tempo em que mostra o cooperativismo como uma opção de geração de trabalho e renda.
O programa Juventude Rural Cooperativista foi iniciado pela Cravil em 1995, desde então o trabalho pioneiro da cooperativa em parceria com grupos de jovens organizados nas comunidades é o de integrar e capacitar, incentivando a permanência desse jovem no campo e garantindo a sucessão familiar das propriedades rurais. Atualmente oito Clubes de Jovens estão ligados a Cooperativa, com a participação de cerca de 500 jovens.
A Cravil realiza anualmente um seminário para a discussão de novas tecnologias, cidadania, política e agronegócios e também as olimpíadas com os jovens cooperativistas, evento de integração entre os clubes.
Quando se fala em trabalho com mulheres cooperativistas, a Cravil é pioneira e destaque no estado. Com foco na capacitação e promoção do bem-estar, a cooperativa investe nas mulheres há quase 30 anos com a realização de eventos microrregionais, participação em eventos estaduais e com o encontro anual das mulheres cooperativistas Cravil. Mais de mil mulheres estão fidelizadas neste trabalho.