As Instruções Normativas 76 e 77 que entraram em vigor no dia 30 de maio aumentam as exigências em todas as etapas da cadeia produtiva do leite. Novidades desde a produção até os critérios finais de qualidade dos leites pasteurizados. O objetivo das instruções é garantir a melhor qualidade do leite, por isso a Cravil estará ainda mais perto do produtor, realizando visitas técnicas e promovendo capacitação sobre os procedimentos adequados.
“As INs 76 e 77 tratam de vários critérios, desde a organização das propriedades, utilização das instalações e equipamentos, até capacitações que serão feitas juntos aos fornecedores de leite, no caso os produtores. E essa capacitação envolve não apenas os produtores, mas também todas as pessoas envolvidas no processo, desde os transportadores de leite até os profissionais nas plataformas de recebimento nas indústrias”, explicou o gerente de produção Cravil, Moacir Warmling.
Os índices de contagem bacteriana (CBT) e de células somáticas (CCS) não tiveram alteração, continua sendo até 300 mil UFC/mL e 500 mil céls/mL respectivamente para o leite cru refrigerado. Contudo, a IN 77 define a CBT máxima de 900 mil UFC/mL para o leite antes do beneficiamento e estabelece em 500 mil céls/mL a CCS. “Atualmente 75% dos nossos produtores já estão com os índices adequados. Para atingir esses índices o principal cuidado está na higienização de equipamentos e máquinas utilizados durante a ordenha. Caso o produtor não consiga se adequar, poderá ter que deixar de entregar o leite, já que as indústrias não poderão receber”, ressaltou Warmling.
O gerente de produção Cravil, destaca ainda a exigência de resfriadores de expansão. “Os tanques de imersão deixam de existir e os resfriadores vão precisar ser dimensionados de forma correta para que obtenha um resfriamento de 4ºC em até 3h após a ordenha. Isso para que os transportadores façam a coleta e esse leite chegue a plataforma da indústria ou do posto de resfriamento com a temperatura máxima de 7ºC”.
Os produtores de leite que tiverem dúvidas sobre as normativas podem procurar um técnico Cravil. Em breve, a Cooperativa estará divulgando os trabalhos que serão desenvolvidos para conscientizar e capacitar as pessoas envolvidas na cadeia produtiva do leite. Atualmente a Cravil conta com 200 produtores de leite em diferentes municípios do Alto Vale, juntos eles entregam cerca de 20 milhões de litros de leite por ano.