A propriedade da Família Wernke, em Petrolândia, está uma verdadeira escola. São 12 variedades de milho direcionado para o plantio pós- colheita de cebola na área de Extensão Tecnológica Cravil. A equipe da cooperativa e a família Wernke implantaram o experimento no dia 15 de dezembro e vem conduzindo e manejando a área que expressa um bom desempenho.

 

De acordo com coordenador agrícola, Gustavo Galvani, o mercado de milho pós-cebola é uma grande ferramenta de rotação de cultura e, por isso, merece ser desenvolvido para trazer mais oportunidade ao produtor. “O milho entra como uma oportunidade de quebrar o ciclo de doenças e de pragas e gera renda. Em alguns momentos, devido ao mercado, o milho no pós cebola se destaca mais e nós tínhamos essa necessidade de trazer os materiais existentes para a nossa realidade, para estarmos preparados como cooperativa para atender ainda melhor nossos produtores com informações mais detalhadas sobre o comportamento desses materiais na nossa região”, destacou Galvani.

 

A área experimental de 2,4 hectares tem a parceria de quatro empresas de tecnologia de sementes de milho, cada uma trouxe três materiais com aptidão para o período pós-colheita de cebola. O jovem produtor Andrei Wernke montou o layout da Extensão Tecnológica e explica que ele foi pensando para facilitar os trabalhos na hora do manejo. “Esse ano não precisamos usar a irrigação, mas deixamos tudo preparado para fazer uso se necessário, cuidamos para que ficasse uma área padrão com cada material com o tamanho mais próximo possível um do outro. E, claro, para que na hora de apresentar esse campo, tenhamos um espaço adequado”.

 

Este é o segundo ano que a família Wernke é parceria da Cravil na área de Extensão Tecnológica, no ano passado foram avaliados dois materiais, e esse ano já com uma ampliação, a expectativa é de muito mais informação. “Estamos acompanhando de perto para ver qual variedade vai se encaixar melhor na nossa realidade, até agora, todas estão muito bem, mito parecidas no desenvolvimento, mas o que queremos mesmo é saber o que vai produzir mais. Estamos sempre de olho no que tem de melhor e nas novidades, o produtor precisa estar”, conclui o associado Adilson Wernke.

 

Em breve a Extensão Tecnológica Cravil de milho em Petrolândia será aberta para um Dia de Campo, desta forma, compartilhando informações com os outros produtores.

 

DJI_0731.jpg

Imagem de 10 de janeiro ⬆️

IMG_8882.jpg

IMG_8853.jpg

Imagem do dia 8 de março ⬇️

DJI_0688.jpg

 

Gostou? Compartilhe!