Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a Cravil fará a divulgação do resultado do primeiro Concurso de Produtividade de Soja realizado no Alto Vale. A premiação dos três primeiros colocados ocorre durante o já tradicional Encontro de Produtores de Soja organizado pela Cooperativa, marcado para esta quarta-feira, com início às 19h, no CT Deonas Esportes em Ituporanga.
Na programação, antes da divulgação do concurso, haverá uma apresentação sobre “Manejo e Controle de Mofo Branco (Sclerotinia sclerotiorum)” com o doutor em Fitopatologia, Ricardo Trezzi Casa.
O Concurso de Produtividade de Soja Cravil, lançado em outubro de 2017, contou com a participação de 47 áreas inscritas, a maioria delas do Alto Vale do Itajaí, mas também com participação de associados Cravil, produtores de soja da região Serrana. A proposta da Cooperativa, segundo o gerente de Produção, Moacir Warmling, foi alcançada. “Nosso objetivo era estimular o manejo adequado para altos rendimentos e promover a troca de experiência entre produtores e equipe técnica visando a máxima produtividade em pequenas propriedades, e o concurso contribui para isso, podemos ver pelos resultados no campo”, completou.
A região já tem um histórico de média de produtividade de soja maior que a do Brasil. No Alto Vale, nas últimas safras, a média fechou em 70 sacos por hectare, enquanto a média brasileira é de 56 sacos/hectare. Se contabilizada a média das áreas do Concurso de Produtividade Cravil, o número sobe para 76,2 sacos por hectare. Os três primeiros colocados, contudo, ultrapassaram a barreira dos 90 sacos/hectare.
“Nossos três finalistas são de microrregiões diferentes, temos produtor de Santa Terezinha, de Agronômica e de Petrolândia, o que comprova a diversidade e o potencial produtivo da nossa região”, explicou o engenheiro agrônomo Cravil, organizador do Concurso, Neimar Francisco Willemann.