Neste sábado, dia 6 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, data em que ocorre também o já tradicional Dia C. Evento que ocorre simultaneamente em todos os estados do Brasil e tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade da importância de cooperar.

A Cravil vai promover a data nas filiais de Ituporanga, Rio do Sul, Taió, Benedito Novo, Bom Retiro, Imbuia e Dona Emma, como forma de divulgar o papel e a força do cooperativismo para o desenvolvimento de uma sociedade. Ainda é possível contribuir com alimentos que serão doados às entidades elencadas por cada filial.

"Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras", esse é o mote da campanha de 2024. O intuito é representar de maneira precisa os valores fundamentais do cooperativismo e as aspirações do Dia C.

Abaixo, a mensagem do presidente da Cravil, Harry Dorow sobre o Dia C:

O mundo comemora anualmente no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo. Uma data importante para todas aquelas pessoas que acreditam em atitudes voluntárias e no desenvolvimento social e econômico local, regional ou nacional.

O respeito e neutralidade: de Gênero, Raça, Posição Social, Política Partidária e Religião, são princípios invioláveis. As Cooperativas como organizações democráticas, através de seus membros(sócios) definem o estatuto que estabelece o funcionamento da Instituição: o caminho, os objetivos e metas a serem alcançados, oportunidade onde todos opinam em igualdade de condições cada membro com direito a um voto, independentemente do valor do capital que possui na cooperativa.

A participação econômica de seus membros é distribuída conforme a participação individual de cada um nos negócios da Cooperativa. Trabalhar pela formação, informação e educação de seus membros e colaboradores é parte essencial e obrigatória a ser seguida.

Os princípios que aqui mencionamos, os valores e as crenças que defendemos, nos sustentam para ser uma Cooperativa economicamente viável e forte, ser socialmente justa e ambientalmente correta. O comprometimento, respeito aos espaços alheios é um dos principais fundamentos da cooperação, praticar a lealdade, a comunicação responsável, ser competente, acreditar em DEUS nosso Senhor, nos permite praticar a ajuda mútua e os demais princípios e valores do Cooperativismo instituído pelos pioneiros de Rochdale/Inglaterra quando da criação da primeira Cooperativa no mundo em 1.844.

Em nosso entendimento, a Cooperativa ao se desvirtuar dessa base, se torna uma empresa de capital e perde o norte os princípios e todos os valores que a sustentavam. É nisso que acreditamos e é isso que a CRAVIL defende e persegue. Salve a Cooperação e o Cooperativismo sadio, através da preservação dos princípios e valores pelos quais ele foi criado, dando oportunidade a todos aqueles que pretendem cooperar cumprir os seus deveres e usufruir de seus direitos que a organização lhes pode oferecer. Viva o dia do cooperativismo todos os dias do ano, pois é o verdadeiro CAMINHO DA DEMOCRACIA E DA PAZ.

Harry Dorow - Presidente

Gostou? Compartilhe!