A Expofeira Nacional da Cebola, além proporcionar lazer e entretenimento para todo o público que deve passar pelo Parque da Cebola, no Cerro Negro, em Ituporanga, de 7 a 10 de abril, oferece também uma ótima oportunidade de capacitação sobre diversas culturas. A Cravil é mais uma vez parceira do evento e estará presente com um estande bem ao lado do Pavilhão da Feira Multissetorial, próximo ao pavilhão onde ocorre a Semana da Agricultura Familiar, que terá seminários sobre cebola, tabaco e turismo.
O seminário sobre a cebola, que é o carro chefe da festa, abre a programação no dia 7. A abertura oficial está marcada para às 9h. A primeira palestra com o doutor em Fertilidade do solo e nutrição em plantas, Claudinei Kurtz, terá como tema “As contribuições recentes e perspectivas das pesquisas da Epagri sobre a cebolicutura catarinense”. Às 10h15 é a vez da palestra “Aspectos fisiológicos e nutricionais da produção de cebolas” com o doutor em Agronomia Francisco Mogor. A manhã de capacitação sobre a hortaliça encerra com a palestra do presidente Anace e Anapa, Rafael Jorge Corsino, sobre “Produção de cebola no Brasil e organização dos produtores”.
No dia 8 será a vez de discutir sobre o tabaco que é outra cultura que é fonte de renda para milhares de famílias da região. A primeira palestra, às 9h30 terá como tema “Tendências e desafios da produção de tabaco no Sul do Brasil” ministrada pelo presidente da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. A segunda palestra às 10h20 é “A importância da cadeia produtiva do tabaco” ministrada pelo presidente do Sinsitabaco Iro Schunke. A manhã encerra com a palestra “Conservação do solo na produção de tabaco” com o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, José Eloir Denardin.
O turismo será outro tema de destaque na Expofeira Nacional da Cebola abordado no dia 9. A primeira palestra terá como tema “Ituporanga: Terra da Cebola e da Santa” com o presidente da Fexponace e graduando em Turismo, Paulo Roberto Ribeiro, e a diretora do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, Adriane Rengel. A segunda palestra do seminário às 10h10 é “Conhecendo e desbravando os caminhos do Alto Vale” com a graduada em Turismo e especialista em Turismo no Espaço Rural, Fabiana Dickmann. Às 11h a palestra terá como tema “Canela, Terra da Paixão Natural” ministrada pela secretária de turismo da cidade Carla Reis. Encerrando o seminário está a palestra “Urubici: O tesouro da Serra Catarinense” com a prefeita Mariza Costa.
Para saber mais sobre a festa, acesse: www.ituporanga.sc.gov.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ituporanga