Promover o cooperativismo é incentivar projetos que tenham impacto regional, principalmente aqueles que chegam a cidades do interior. E cooperar na área da cultura também é uma das iniciativas da Cravil, que é uma das apoiadoras do trabalho O Velho Lobo do Mar - Literatura e Teatro. Essa é uma iniciativa da companhia Trip Teatro, de Rio do Sul, que realiza desde maio uma jornada de bate-papo literário e 24 apresentações do espetáculo em 12 cidades do Alto Vale do Itajaí. Nesses locais, a escritora e atriz Tati Mileide Danna faz uma roda de conversa sobre a história que dá nome ao livro e ao espetáculo.

Até o final de julho, a companhia se apresenta em escolas e espaços comunitários de municípios com menos de 6 mil habitantes. A proposta é justamente levar arte e cultura para cidades que têm pouco acesso a expressões artísticas desses gêneros. Os municípios contemplados pela circulação são: Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, José Boiteux, Imbuia, Mirim Doce, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum.

Além do bate-papo, é feita a doação de livros e duas apresentações do espetáculo em cada cidade que recebe o projeto. Toda a programação é gratuita para proporcionar o contato do público com o teatro e a literatura, em especial crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental. 

Quatro etapas do projeto são realizadas com acessibilidade em Libras em cidades com demanda comprovada, promovendo difusão cultural para pessoas surdas ou com outras deficiências auditivas. O projeto vai atingir um público estimado de 4,8 mil pessoas.

O projeto é realizado através do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. É também uma iniciativa que tem o incentivo, além da Cravil, da Rohden e da Frahm, numa parceria que valoriza e destaca a responsabilidade social dessas empresas através do investimento em cultura. A comunicação do projeto tem a parceria da Una Criatividade. 

 

Desenvolvimento da economia criativa e da cultura local

A Trip Teatro é uma companhia profissional com mais de 35 anos de atuação e mantém o compromisso com o desenvolvimento da cultura local e da profissionalização no cenário artístico. “Promover um projeto com o incentivo da Cravil e de empresas da região mostra que há um olhar atento para a responsabilidade social e para o desenvolvimento da cultura e da arte. Assim como a Trip, são empresas que estão presentes em ações nos municípios da região justamente por serem do Alto Vale”, explica o ator e diretor da companhia, Willian Sieverdt.

De acordo com a atriz e autora do livro,  o projeto vai aproximar artistas e a comunidade local tanto para a difusão da cultura como para criar vínculos de afeto e mais consciência sobre a produção cultural que também é da região. “Esse contato promove resultados na economia criativa com a circulação da cultura e porque as pessoas veem exemplos de artistas profissionais que vivem e trabalham com arte mesmo nas cidades do interior”, destaca Tati. Prova disso é que são 11 profissionais da região e de Santa Catarina envolvidos no projeto.

A companhia foi fundada em 1989 e é referência em teatro de animação inclusive pela sua atuação internacional. Possui atualmente seis espetáculos ativos em seu repertório, entre eles O Velho Lobo do Mar, que já soma mais de 5 mil apresentações pelo Brasil e em outros 16 países de quatro continentes. O espetáculo tem classificação livre e o livro é direcionado ao público infanto-juvenil entre 2 e 15 anos.

 

Assessoria de Comunicação Cravil

Rafael Beling

JP - 03532 SC

Contato - (47) 99167-4773

 

Com informações:

Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Licenciado em Letras - Inglês
(47) 98806.6114

Gostou? Compartilhe!