Carregando...

História

Conheça a história da Cravil

Criada em 15 de maio de 1971, a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) surgiu em resposta ao anseio de pequenos agricultores que buscavam alternativas de renda para o trabalho agrícola. Já, a essência do cooperativismo surgiu no Vale do Itajaí ainda no final de 1880, iniciativa dos alemães que organizaram os Consums, Armazéns Comunitários de Bens de Consumo, dentro dos moldes da primeira cooperativa nascida na Inglaterra, em 1844.

Na região do Vale do Itajaí há registros de cooperativas criadas em 1890, entre elas a Cooperativa Agrícola de Rio dos Cedros e a Cooperativa de Fumicultores de Benedito Novo.

Contudo, foi nos anos 1960 na chamada Revolução Verde que nasceram muitas pequenas cooperativas agropecuárias em todo estado. Entre elas, estavam as cooperativas de Presidente Getúlio, Lontras, Rio do Oeste, Ituporanga e Pouso Redondo, que em 1971 decidiram se unir, nascendo assim a Cravil. Rio do Sul, pela localização geográfica foi, então, definida como cidade sede, e num prédio alugado na Avenida Barão do Rio Branco, iniciaram os primeiros trabalhos da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí.

A expansão da Cravil aconteceu, num primeiro momento, através das estruturas já existentes nos cinco municípios que passaram a ser filiais, com o passar dos anos, cooperativas de Rio dos Cedros, Benedito Novo e Ascurra também passaram a fazer parte da Cravil, ampliando ainda mais a área de atuação. 

A Cravil atualmente conta com mais de três mil associados e uma estrutura preparada para atender o homem do meio rural em mais de 40 municípios. São 34 lojas agrícolas e supermercados e 13 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite.

Em Ituporanga, Bom Retiro, Serra dos Índios Petrolândia, Rio do Sul, Vidal Ramos e Santa Terezinha, a Cravil recebe cerca de 54 mil toneladas de grãos, entre soja e milho, ao ano. Já em Ascurra, Ilhota, Benedito Novo, Rio do Oeste, Mirim Doce, Rio do Sul, Pouso Redondo o recebimento de arroz ultrapassa 80 mil toneladas ao ano.

A unidade de beneficiamento de sementes Cravil, situada em Rio do Sul, é a maior produtora de sementes de arroz para o sistema pré-germinado do Brasil, com uma produção anual em torno de 100 mil sacos. A principal característica da semente Cravil é o altíssimo vigor na fase inicial em virtude da localização das propriedades onde são produzidas, concentradas em sua maioria no Alto Vale do Itajaí. A cooperativa comercializa essas sementes no mercado interno e também para outros países sul-americanos na marca Cravil e Extra Cravil.

Já a indústria de beneficiamento de arroz em Pouso Redondo, conta com tecnologia avançada de beneficiamento e capacidade produtiva de 200 toneladas dia.  A indústria de arroz tem amplas e modernas instalações, máquinas de última geração e funcionários treinados e capacitados para produzir arroz com a mais alta qualidade.

Na sede da Cravil, em Rio do Sul, está também a Fábrica de Ração da cooperativa, com capacidade para produzir mais de cinco mil toneladas de rações por mês. Produtos desenvolvidos com matéria-prima extraída direto do campo e com ingredientes selecionados, para gado de leite e corte, suínos, ovinos e caprinos, aves, peixes e cavalo.

Em Aurora, está situada a unidade de recebimento de leite, a estrutura conta com uma plataforma de resfriamento onde após recebido passa pelas devidas análises quantitativas e qualitativas e depois é enviado para as indústrias de leite.  A Cravil promove o recebimento de 20 milhões de litros de leite ao ano, o que consolida a sua expressiva participação no mercado de produção agrícola da região.

O Centro de Distribuição da Cooperativa situado em Rio do Sul é responsável pelo recebimento de mercadorias, armazenagem e distribuição conforme demanda de cada loja agrícola ou supermercado. Todo produto que chega ao CD da Cravil passa por conferência para depois ser separado e encaminhado às filiais.

Nos últimos anos, a cooperativa teve uma ampliação das atividades socioeconômicas, passando de empresa de médio para grande porte. Houve ainda evolução significativa do conhecimento do quadro social, quanto à aplicação de novas tecnologias com ganhos de produtividade e resultados.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento econômico e social das famílias associadas.

VISÃO

Ser uma cooperativa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

VALORES

Comprometimento, Respeito, Competência, Lealdade, Comunicação.

Vista da Cooperativa em Maio 1981
Sede Cravil na década de 80
Aniversário Cravil  10 anos

Administração

A CRAVIL é administrada por um Conselho de Administração constituído por nove membros, todos associados e agricultores, com os cargos de Presidente, quatro vice-presidentes efetivos e quatro suplentes, eleitos pelos associados em assembléia geral.

O Conselho de Administração é subordinado a Assembléia Geral, a quem cabe as decisões macros da empresa. Conta com a assessoria de um Conselho Deliberativo composto por outros 16 associados, que partilham decisões estratégicas em especial, definem a política de investimentos.

O Presidente representa o Conselho na estrutura administrativa da Cooperativa, fazendo cumprir as decisões do Conselho.

A Cravil conta com a atuação do Quadro de Lideranças chamados Comitês Educativos Locais e Conselhos de Produção, eleitos em  Assembléia, com mandato de 2 (dois) anos. Somam-se neste trabalho, aproximadamente 300 líderes.

O quadro funcional da Cooperativa, contratado em regime de CLT, é responsável pelo planejamento e execução dos negócios, tendo como prioridade gerar lucro para a empresa e assim, remunerar os associados de acordo com a operacionalização de cada um.

O que é Cooperativismo?

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.

Você sabia que seu navegador está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para baixar o navegador desejado:

Download Google Chrome

Google Chrome

Download Opera

Opera

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Microsoft Internet Explorer

Microsoft Internet Explorer

cravil@cravil.com.br - Rod BR 470 Km 141, 6900 - Bairro: Canta Galo, Rio do Sul - SC / Cep: 89163-020 - 47 3531-3000