Carregando...

Cooperativismo cresce quase 20% no Alto Vale em 2018

Mais de 40% da população do Alto Vale é associada a uma Cooperativa.

Mais de 40% da população do Alto Vale é associada a uma Cooperativa. Atualmente, a região conta com 19 cooperativas divididas em quatro ramos de atividades: saúde, consumo, agropecuário e crédito. Em 2018, o número de cooperados nos 28 municípios chegou a 126.320. Os dados são do Levantamento Socioeconômico das Cooperativas do Alto Vale da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc). Essa e outras informações sobre o cooperativismo regional foram destaque na sexta-feira, dia 5 de julho, no 3º Fórum das Cooperativas do Alto Vale, promovido pelo Núcleo das Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O evento, que teve como público principal os colaboradores de cooperativas, comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho. A gerente de Comunicação do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Daniela Lemke, esteve em Rio do Sul para apresentar o SomosCoop, um movimento que busca tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade e despertar o orgulho de quem integra o sistema. “O Movimento SomosCoop nasceu porque a gente precisa falar melhor e cada vez mais do cooperativismo, um movimento formado por pessoas em busca de uma qualidade de vida melhor, de um mundo mais justo e mais equilibrado”.

Para o colaborador da Cooperativa Cravil, Eduardo Jänke, é bom ver que as cooperativas no geral estão crescendo no Alto Vale e reunir os colaboradores é uma maneira interessante de intercooperação e de troca de experiências. “O Fórum também vem com essa proposta de nos preparar que todos estejamos falando a mesma língua e isso é muito importante, já que muitas pessoas ainda não conhecem o cooperativismo na sua essência”.

Na programação que contou com muita descontração, roda de chimarrão, quentão e música, o educador Alexandre Espíndola apresentou o tema “O que lhe move”, destacando a força e o impacto de atitudes simples que juntas fazem a diferença. “Olhar para o outro, cooperar e cuidar do outro, gerar resultados econômicos e sociais, essa é essência do cooperativismo. É importante que as pessoas, que trabalham com o cooperativismo, percebam como podem ser relevantes, transformadoras e impactar na vida das pessoas”, destacou o palestrante.

A colaboradora da Viacredi Alto Vale de Presidente Getúlio, Marisa Ferreira de Souza, se diz orgulhosa em fazer parte do cooperativismo. “Aqui neste evento, com tantas outras cooperativas, conseguimos perceber que o que fazemos nas cooperativas nas nossas cidades é parte de algo maior. Participar desse movimento, de alguma forma, é saber que podemos contribuir para transformar a vida das pessoas”.

Com a participação de mais de 650 pessoas, o 3º Fórum das Cooperativas do Alto Vale foi considerado um sucesso pelos seus organizadores. “Acredito que conseguimos cumprir com o nosso objetivo, reunir colaboradores, dirigentes e lideranças, e disseminar o movimento SomosCoop, despertando e fortalecendo o orgulho de pertencer a um sistema que gera o bem para as pessoas”, finalizou o coordenador adjunto do Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ricardo da Silva.

Participaram do evento, realizado no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), em Rio do Sul, colaboradores de 13 cooperativas: Unimed Alto Vale, Cravil, Uniodonto, Sicoob Alto Vale, Cresol, CredCrea, Viacredi Alto Vale, Cooper, Sicredi, Sicoob MaxiCredito, Unicred e Sicoob Multicredi e Sicoob Crediplanalto.

 

5
4
7
3
6
1
2

Rádio Cravil

INFORMATIVO CRAVIL 30 11 2019
02/12/2019 às 09:30:05
INFORMATIVO CRAVIL 23 11 2019
25/11/2019 às 09:56:49
Programa Informativo Cravil 16 de Novembro
22/11/2019 às 16:04:03
Programa Cravil 09 11 2019
11/11/2019 às 15:54:53